Educação Física

Visite o blog do professor Marcílio
Clique aqui


Emagreça com saúde

Quer perder a barriga? Maneire na carne vermelha

É o que dá para concluir dos resultados de um estudo publicado no periódico International Journal of Obesity. A pesquisa analisou a relação entre o consumo de carne vermelha e a ocorrência de obesidade usando o índice de massa corpórea (IMC) e a medida da circunferência da cintura em americanos adultos. Só para ter uma ideia, IMC acima de 30 e cintura além de 94 centímetros para os homens e 80 centímetros para mulheres já indicam um quadro obeso.

Os cientistas recorreram a dados obtidos num trabalho realizado entre 1999 e 2004 nos Estados Unidos, o National Health and Nutrition Examination Survey. A avaliação dessas informações revelou uma associação positiva entre o consumo de carne vermelha e o maior risco de obesidade e obesidade central, o nome técnico da popular barriga de chope. Além disso, quem ingeria maiores quantidades de bifes e afins também apresentou um consumo energético diário mais elevado. Em suma, novamente a carne vermelha sai com a pecha de malvada.

Obesidade: por causa de estresse e falta de sono

Por que a obesidade vem crescendo tanto?

Essa é uma pergunta freqüente. E as respostas são um tanto óbvias: estamos comendo mais e gastando menos calorias por causa do sedentarismo, sem dúvida. Mas tudo leva a crer que outros fatores estejam relacionados à incrível epidemia de obesidade que nos assola. Quais são eles? A ciência vem pesquisando vários, mas nesta coluna vou citar apenas dois: estresse e falta de sono.
Estudos em animais, incluindo macacos geneticamente muito semelhantes aos humanos, mostram que as tensões levam ao ganho de peso, particularmente na região abdominal, mesmo sem aumento na quantidade de alimentos ingeridos. Isso se deve, entre outras causas, à elevação na produção do cortisol, hormônio eminentemente engordativo. Inúmeros dados mostram também que dormir poucas horas engorda. É que a privação está associada à diminuição dos níveis de leptina, hormônio emagrecedor.
Os perigos do suplemento

O suplemento é uma BOMBA?
A análise de amostras de produtos muito utilizados para hipertrofi ar os resultados da musculação constatou a presença de anabolizantes na fórmula de 25% deles. E agora? Vamos entender direito essa história

O alerta partiu do renomado Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Lá, depois de receber inúmeras denúncias, uma equipe de pesquisadoras resolveu tirar a limpo a suspeita sobre suplementos vendidos a quem treina musculação. Foram analisados 111 produtos apreendidos em academias de ginástica paulistas pelo serviço de vigilância sanitária local. Ninguém divulgou as marcas, mas sabe-se que seis eram nacionais, dez eram fabricadas no exterior e 95 nem sequer apresentavam no rótulo o país de procedência.

O resultado da investigação foi bombástico: “Cerca de 25% dos suplementos tinham esteróides, substâncias derivadas do hormônio masculino e usadas para aumentar a massa muscular”, conta a farmacêutica Blanca Elena Ortega Markman, uma das pesquisadoras do Adolfo Lutz.

A desconfiança de que os suplementos alimentares podem conter substâncias prejudiciais não declaradas na embalagem vem de longa data. Outra pesquisa, esta realizada pelo Comitê Olímpico Internacional, o COI, em 2001, com marcas provenientes de 215 fabricantes de 31 países, revelou que, das 634 fórmulas avaliadas, 94 continham substâncias que não apareciam no rótulo e que dariam um resultado positivo no teste de doping. “Nos últimos anos, muitas publicações internacionais vêm alertando sobre a presença de drogas de uso controlado, como estimulantes e anabolizantes, em produtos comercializados como simples suplementos nutricionais”, conta Blanca.
“Quem faz uso de suplementos à base de aminoácidos e proteínas precisa estar com os rins e o fígado trabalhando em perfeitas condições ou terá problemas nesses órgãos”, exemplifica Lazzoli. Pelo mesmo motivo, o acompanhamento é indispensável: até mesmo rins normais às vezes reagem mal se são obrigados a filtrar um excesso de moléculas proteicas. “Já os diabéticos precisam ser bem orientados em relação aos carboidratos”, complementa. A médica do esporte Renata Castro, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, complementa: “Há também o risco da hipervitaminose”. Em outras palavras, certas vitaminas além da conta causam intoxicações.

Malhação turbinada
Esqueça as propagandas enganosas. Ninguém vai ficar magro ou com músculos de mister Universo por causa de qualquer suplemento alimentar — sem os perigosos anabolizantes, bem entendido. Mas, bem indicados, ao fornecer determinados nutrientes, eles podem, sim, melhorar o desempenho de quem pratica atividade física. “Os produtos ricos em proteínas auxiliam no desenvolvimento muscular”, diz a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. “Já a reposição de carboidratos é fundamental antes e durante exercícios de longa duração”, acrescenta Lazzoli. É claro: nenhum suplemento substitui a boa alimentação. Aliás, alguns especialistas defendem a tese de que, quando o menu é equilibrado, esses produtos são totalmente desnecessários — pesando apenas no bolso e arriscando o bom funcionamento dos rins, por exemplo, à toa. “Eles só são recomendados quando há de fato uma deficiência na dieta diagnosticada por um especialista”, frisa Renata Castro, que também é da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.


Musculação na adolescência ajuda do crescimento

Algumas pessoas pensam que a musculação na adolescência atrapalha o crescimento dos adolescentes, porém é totalmente ao contrário, se os exercícios forem acompanhados de um profissional e feitos corretamente, (sem exagero é claro) o adolescente vai continuar crescendo, e ainda com mais resistência e fortalecimento.
A partir dos 15 anos é totalmente aconselhável que os adolescentes façam musculação, pois evitam a obesidade, o sedentarismo, e outros problemas de saúde, além é claro de preservar a beleza e um corpo belo e atraente.
Fazendo musculação a partir da adolescência, o jovem já cresce com mais força, com mais resistência para o dia-a-dia, mais flexibilidade, e força. Mas lembrando que a carga excessiva de peso não pode prejudicial, pois como o corpo ainda está em crescimento, fazer muita força pode prejudicar o crescimento muscular e ósseo. Mas se um profissional da área de Educação Física estiver por perto, ele não permitira treinos fortes de hipertrofia.


É bom tomar suplementos

Pessoas que praticam esportes, fazem musculação e academia, ou praticam qualquer tipo de exercício físico, geralmente se perguntam se tomar suplemento é bom. Se fosse algo ruim, o mesmo não existiria, porém existem pessoas que não seria muito bom tomar, principalmente aquelas que praticam por desejar emagrecer. Suplementos além de dar mais disposição também proporcionam mais massa, ajudando o músculo crescer, ajudando na hipertrofia.
Então se seu treino é apenas para emagrecer ou definir, seria melhor apenas levar uma boa alimentação, e não utilizar suplementos. Já para quem precisa engordar um pouco, porém nos lugares certos, e de massa muscular, suplementos são super recomendados. Homens são os que mais procuram por suplementos, porém mulheres também podem tomar, se a mesma desejar.
O importante é que antes de ingerir qualquer tipo de suplemento, seja ele de pílula, liquido ou pó, você consulte com um nutricionista para te avaliar, e passar um suplemento que não te dê alergias, reações e nem problemas hormonais. E lembrando que não há ninguém mais qualificado para lhe indicar um suplemento, do que um nutricionista.
E cuidado, suplementos aumentam o volume da massa muscular, porém se você não praticar nenhum exercício físico, você pode facilmente engordar e criar massa em lugar não desejados.


Como adquirir massa muscular nos lugares certos

Se você deseja engordar nos lugares certos, ou seja, ganhar massa apenas nos lugares onde está faltando, veja abaixo como isso é possível. As mulheres se preocupam em ganhar bumbum, coxa e seio. Já os homens, pensam mais em se encorpar, crescer, tanto nos braços como nas pernas também.
É claro que não são todas as pessoas que pensam, agem ou desejam da mesma forma, mas a grande maioria sempre deseja o mesmo, então as dicas abaixo são para a maioria das pessoas magras que desejam encorpar.
Se você também é uma pessoa muito magra, seja você leitor do sexo masculino ou do sexo feminino, saiba que existem sim, maneiras para engordar apenas nos lugares certos, e para que isso aconteça, basta comer as coisas certas acompanhadas de alguns exercícios físicos.
Talvez você pense que as atividades físicas servem apenas para emagrecer, perder peso e acabar com as gordurinhas localizadas, mas não é só nisso que se resume uma atividade ou exercício físico, mas também em ganhar massa muscular. Sendo assim você pode em uma academia, por exemplo, fazer apenas a parte de musculação, evitando os exercícios aeróbicos, já que você é uma pessoa magra.
Mas, o importante é ter em mente que você não deve comer tudo o que vê pela frente para engordar, muito pelo contrário, você deve procurar um nutricionista e pedir para que ele monte para você uma boa dieta para que você possa engordar com saúde, na quantidade, tempo e maneira correta.


Como ganhar massa muscular rapidamente

Para tudo tem o seu tempo, e com a musculação também. Não será de uma hora pra outra que você conseguirá crescer e ficar com um corpo bem tonificado, precisará de tempo e muita força de vontade. É claro que existem maneiras que ajudam a evoluir seu corpo da maneira como você deseja, e com que faz o corpo criar massa muscular mais rapidamente, porém você precisará de muita força de vontade, e posicionamento.
O primeiro passo a tomar é procurar o profissional da academia e pedir o treino desejado, ou de definição ou de hipertrofia e então se dedicar de corpo e alma ao mesmo. Também mude sua alimentação! Exclua todos os alimentos que podem prejudicar seu evoluir na musculação. Pense bem, é melhor tem minutos de felicidade com uma barra de chocolate ou a vida inteira com um corpo invejável que todos sonham em ter?
Agora a decisão é sua, dedique-se ao seu treino, realize com garra e força de vontade, e perceba que os resultados serão ótimos, mesmo que sejam demorados.











Capacitação em Fortaleza-CE







Projeto Meio Ambiente






Aulas de campo




Read Comments